Maceió e suas esculturas de personalidades alagoanas

Dar uma volta pelas Praias de Ponta Verde e Pajuçara em Maceió é sinônimo de cultura e conhecimento.

Isso porque as esculturas esculpidas em bronze de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda agora são atrações na bela Maceió.

Sucessos de fotos por quem passa pela orla marítima de Maceió, as três obras foram feitas pelo escultor mineiro Léo Santana, artista que também fez a do poeta Carlos Drummond de Andrade no Rio de Janeiro. São homenagens da cidade aos ilustres Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Graciliano Ramos e o Paulo Gracindo.

Foto: Reprodução

Aurélio Buarque de Holanda crítico, ensaísta, tradutor, filólogo e lexicógrafo, nascido em Passo de Camaragibe em Alagoas, está com seu famoso dicionário na orla da Ponta Verde. A apenas 1Km de nosso hotel, Próximo a Pizzaria Carlito e ao famoso Farol, local onde ele costumava passear com a esposa, Dona Marina.

A escultura Graciliano Ramos  fica na Praia de Pajuçara, bairro onde o escritor morou. A estátua em homenagem fica a 1,1km de nosso hotel, próximo ao famoso totem Eu Amo Maceió em frente ao restaurante Anamá.

A escultura de Graciliano, que morreu em 1953, foi reproduzida de pé, como se estivesse caminhando no calçadão. O Artista Léo Santana disse que analisou várias fotografias para fazer a estátua, mas escolheu uma foto que ele estava andando para transmitir leveza.

Graciliano Ramos na Orla de Maceió

Foto: Reprodução

Paulo Gracindo nasceu no Rio de Janeiro em 1911 e mudou de endereço ainda criança para morar em Maceió. Foi na capital alagoana que ele teve o primeiro contato com o teatro amador. O ator morou no bairro da Pajuçara onde a escultura está instalada. (2Km de nosso hotel) próximo a Feirinha de Artesanato.

Paulo Gracindo na Orla de Maceió

Foto: Pei Fon (Reprodução)

Gracindo é uma das maiores referências do teatro, cinema e teledramaturgia brasileira e tinha uma relação muito forte com Alagoas e levou o nome do nosso estado para o Brasil e para o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *