Como acalmar crianças durante uma viagem de avião

Uma das coisas mais prazerosas que existe é fazer uma viagem de avião com a família.

No entanto, quem tem filhos pequenos sabe o quanto pode ser difícil deixá-los calmos durante uma viagem de avião.

Isso pode ser ainda mais complicado quando as crianças ficam desconfortáveis durante o trajeto. Diferente de viagens feitas a carro, na viagem de avião não há a possibilidade de parar no meio do caminho para descansar.

Com isso, as crianças e seus pais acabam ficando estressados. Não há como saber se será o caso da sua viagem, mas é importante estar por dentro de alguns cuidados que você pode tomar para acalmar seus filhos durante uma viagem de avião. Por isso, separamos alguns deles para você usá-los na próxima viagem que fizer. Certamente isso ajudará bastante a tornar suas férias mais tranquilas. Confira!

CONTE SOBRE A VIAGEM

Criança brincando em uma viagem de avião

Foto: Reprodução

Não adianta esconder isso da criança. Não avisar que vocês irão fazer uma viagem de avião trará um estresse imenso no trajeto. Por isso, espere o momento certo para contar sobre o passeio que vocês farão e cite que o meio de transporte que irá levar vocês é um avião. Se a criança sentir curiosidade sobre o assunto, fale um pouco sobre isso. Porém, não se delongue muito para não deixá-la ansiosa. 

CIRCULE COM A CRIANÇA PELO AEROPORTO

Criança olha para pista de decolagem em viagem de avião

Foto: Reprodução

No dia da viagem, chegue um pouco mais cedo ao aeroporto – de 15 a 20 minutos – e dê uma volta com as crianças por lá. Explique as dúvidas dela sobre como é uma viagem de avião, o que tem dentro, como é que ele voa, mas diga da forma mais simples possível para ela entender. Isso certamente a deixará animada para o voo.

Leia também: como programar uma viagem em família

 

LEVE ALGUNS LIVROS

Crianças brincam em cabine durante viagem de avião

Foto: Reprodução

Já durante a viagem de avião, caso ela comece a se sentir desconfortável, leve alguns livros para deixa-la entretida por algum tempo. Uma boa dica é levar dois tipos de publicação: um livro de histórias bastante colorido para que você possa ler ao lado dela mostrando as imagens.

Outro tipo interessante de se levar é um de colorir, para que ela possa pintar junto com você. O ideal é não dar o celular à criança, pois a luz azul da tela pode fazer com que ela perca o sono e não descanse – o que pode ser um problema em voos longos.

 ATENÇÃO ÀS ROUPAS CONFORTÁVEIS

Não vista seus filhos com roupas feitas a partir de tecidos sintéticos. O ideal é vesti-los com peças de algodão ou outros materiais que tragam sensação de conforto nos pequenos. Afinal, a viagem pode ser longa e qualquer coisa começa a incomodar.

LEVE UM BRINQUEDO QUE ELES GOSTAM

Criança brincando ao lado do pai durante viagem de avião

Foto: Reprodução

Caso os livros não distraiam seus filhos tanto quanto seja necessário, leve um ou dois dos brinquedos preferidos deles e os deixe brincar à vontade – mas pedindo o máximo de silêncio possível. Dessa forma, ele manterá a atenção dele no objeto por algum tempo e o deixará mais calmo.

LEVE LANCHINHOS SAUDÁVEIS

Criança comendo durante viagem de avião

Foto: Reprodução

Uma forma saudável de manter seus filhos entretidos sem ter que recorrer a guloseimas cheias de açúcar é levar algumas frutas. Corte as frutas que eles mais gostam em pedaços pequenos e as ofereça quando estiverem com fome. Uvas, melancia, laranja e morango são algumas opções.

OFEREÇA ÁGUA E OUTROS LÍQUIDOS

A pressurização do avião pode fazer com que seus filhos sintam dores de ouvido. Uma coisa que pode ajudar a evitar que isso aconteça é oferecê-los água e outros líquidos. Isso ajudará regular a diferença de pressão entre o corpo e a cabine do avião. Mastigar também pode ser válido, então não se esqueça de levar alguns petiscos para eles.

Deixe nos comentários se você tem alguma outra dica que funciona com seus filhos. Ah, aproveite para ver também este post que fala sobre cuidados a se tomar com as crianças no sol. Se você está pensando em se hospedar em Maceió, venha para o Hotel Porto da Praia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *