Turismo para idosos em Alagoas: saiba onde ir!

Conheça as principais opções de turismo para idosos em Alagoas!

O setor de turismo para idosos em Alagoas é um segmento que vem crescendo a cada ano, e a tendência é aumentar ainda mais nas próximas décadas. Dados do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, atualmente, o número de idosos em todo o planeta corresponde a 12%.

Contudo, a mesma pesquisa prevê que a quantidade de pessoas acima dos 60 anos no mundo chegue a 22% em 2050, ou seja, aproximadamente dois bilhões de pessoas.  Dessa forma, o setor tem investido pesado em opções de lazer, adaptado leitos e profissionalizado mão de obra para garantir o máximo de conforto aos seus viajantes mais experientes.

Em Maceió não é diferente. As diversas praias da capital alagoana são de fácil acesso e possuem uma infinidade de opções culturais e de lazer, com passeios pensados para esse público. Por isso, no post de hoje, indicaremos as melhores opções de turismo para idosos em Alagoas. Confira nossas dicas e programe sua próxima viagem a Maceió com essas opções pra lá de divertidas e acessíveis!

 

PRAIAS

Ipioca

Foto: Reprodução

Localizada no Litoral Norte de Maceió e com acesso privilegiado, Ipioca possui uma praia de areias brancas e mar de águas cristalinas, propícias para banhos de mar. No local há toda a estrutura necessária para desfrutar de uma agradável experiência de turismo para idosos em Alagoas.

Turismo para idosos em Alagoas - Hibiscus

Foto: Reprodução

Além disso, o Hibiscus Beach Club, bar de praia localizado no local, possui diversas atividades para todas as idades. Lá é possível fazer uma massagem, deitar em redários ou ficar em uma cama suspensa frente a praia, apreciando a paisagem paradisíaca.

Veja mais detalhes aqui!

 

Paripueira

Turismo para idosos em Alagoas - Paripueira

Foto: Reprodução

Também no litoral Norte, a praia de Paripueira é conhecida por suas águas mansas e com pouca profundidade, ideal para quem procura por turismo para idosos em Alagoas. Situada dentro da Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, Paripueira detém a segunda maior reserva de corais do mundo. Além disso, também é área de preservação dos peixes bois marinho.

Turismo para idosos em Alagoas - Piscinas Naturais de Paripueira

Foto: Reprodução

O principal passeio a se fazer em Paripueira é às piscinas naturais, que são formadas entre os corais e conta com uma grande diversidade marinha. A praia da cidade também possui restaurantes com cardápio regional.

Confira o passeio aqui!

 

Foz do São Francisco

Turismo para idosos em Alagoas - Passeio de barco no Rio São Francisco

Foto: Reprodução

No Município de Piaçabucu, as margens do “Velho Chico” é local de partida com destino à foz do Rio São Francisco. Esse passeio é ideal para quem procura por opções de turismo para idosos em Alagoas por que possui paisagens exóticas e repletas de natureza, que abrilhantam cada espaço desse roteiro.

Turismo para idosos em Alagoas - Passeio de barco no Rio São Francisco

Foto: Reprodução

Além disso, o local que já foi cenário de vários filmes, séries e novelas conta com dunas e uma praia de areias finas. Vale conhecer!

Mais detalhes podem ser vistos aqui.

 

Praia do Gunga

Turismo para idosos em Alagoas - Praia do Gunga

Foto: Reprodução

 

Essa opção de turismo para idosos em Alagoas tem como destino a Barra de São Miguel, mais exatamente a um local onde é preciso fazer uma travessia de barco. Rodeado por belas paisagens que a Lagoa do Roteiro possui, o desembarque é na praia.

Turismo para idosos em Alagoas - Mirante do Gunga

Foto: Reprodução

O local é conhecido pela abundância de coqueirais e pela grandiosa beleza natural. Por isso, foi eleita uma das dez mais belas praias do Brasil.

Veja detalhes do passeio aqui.

 

ARTESANATO

Turismo para idosos em Alagoas - Artesanato

Foto: Reprodução

O artesanato produzido em Alagoas é carregado de simbolismo e conta parte da história de nosso povo. Conhecido em todo Brasil e até em outros países, as peças produzidas por artesãos do Estado possuem grande qualidade técnica. Alguns lugares são perfeitos para encontrar peças de artesanato. Confira alguns:

 

Encanto do Tear

Turismo para idosos em Alagoas - Artesanato Encanto do Tear

Foto: Reprodução

Com artesanatos feitos em madeira, palha, cerâmica e tecelagem, a Encanto do Tear possui obras dos artesãos João das Alagoas, Dona Irinéia e muitos outros.

 

Endereço: Avenida Mário Nunes Vieira, 879 – Mangabeiras

Funcionamento: segunda a sábado, de 8h às 18h

Telefone: (82) 3325-2645

 

Pisa na Fulô

Turismo para idosos em Alagoas - Artesanato Pisa na Fulô

Foto: Reprodução

A Pisa na Fulô comercializa o artesanato alagoano de diversas vertentes.  Artesãos como mestre Arlindo, João das Alagoas e Dona Peró, além do bordado filé de Marechal e do Pontal da Barra, são alguns dos itens que é possível encontrar no local. Além disso, a loja possui duas unidades, uma no Parque Shopping e outra no próprio aeroporto Zumbi dos Palmares. Vale conhecer!

 

Horário de funcionamento

Aeroporto: 8h às 18h e 23h às 8h

Parque Shopping: 10h às 22h

Telefone: (82) 3028-6523

 

Mercado do Artesanato

Turismo para idosos em Alagoas - Mercado do Artesanato

Foto: Yvette Moura / Secom Maceió

Uma visita imperdível pra quem visita Maceió, o mercado possui mais de 250 boxes de venda.  Lá você encontra artesanatos em madeira, couro, cerâmica e muitos outros tipos.

Turismo para idosos em Alagoas - Mercado do Artesanato

Foto: Marco Antônio / Secom Maceió

Além disso, os artesãos produzem no próprio local, ou seja, dá pra conhecer a forma de produção.

 

Endereço: R. Melo Morais, 617 – Levada

Horário de funcionamento: segunda a sábado de 7h às 17h; domingos das 7h às 12h.

Telefone: (82) 3315-4774

 

PASSEIO EM JANGADAS ADAPTADAS

Turismo para idosos em Alagoas - Jangadas adaptadas

Foto: Secom Maceió

Maceió é uma cidade pioneira no turismo acessível do Brasil. Afinal, as primeiras jangadas acessíveis foram produzidas aqui. A ideia é proporcionar às pessoas com mobilidade reduzida a possibilidade de visitar as famosas Piscinas Naturais do mar da Pajuçara. As jangadas acessíveis possuem espaço facilmente adaptável para o transporte de pessoas com pouca mobilidade, presente em uma parcela significativa dos idosos.

 

Como fazer esses passeios?

Para a compra de passeios recomendamos, além da Luck Receptivo, a contratação das empresas WS Tur e Transamérica Turismo, que possuem um ótimo feedback de nossos hóspedes.

 

E então, o que achou de nossas dicas? Se gostou, compartilhe com alguém que possa se interessar! Para conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *