Conheça as principais cachoeiras de Alagoas

Descubra as cachoeiras de Alagoas e se encante com nossas belezas naturais!

Mesmo possuindo lindas praias, a beleza de Alagoas não se restringe apenas a elas. Afinal, o Estado possui uma infinidade de cenários onde a natureza é protagonista, e as cachoeiras são alguns deles. Por isso, o Estado também é um destino perfeito para os amantes da aventura e do contato com florestas, além de exuberantes quedas d’água .

Por isso, no post de hoje, indicaremos as principais opções de cachoeiras de Alagoas. Confira quais são e programe seu roteiro de viagem para visitá-las!

 

Cachoeira da Tiririca

Cachoeiras de Alagoas - Cachoeira da Tiririca

Foto: Visite Alagoas/Reprodução

A Cachoeira da Tiririca fica na fazenda Boa Sorte. A propriedade fica na zona rural de Murici, cidade que está a 55,5 km de Maceió. Aberto durante o ano todo, o local possui 200 hectares, sendo 40 destinados ao turismo. Considerada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a trilha para chegar a cachoeira possui uma trilha de 2,5 km, o que dá mais de uma hora de caminhada.

Cachoeiras de Alagoas - Cachoeira da Tiririca

Foto: Instagram/Reprodução

O percurso é feito sob o som das quedas d’água, originário das nascentes que vão se juntando ao longo do caminho para formar a cachoeira. Entre as atividades de lazer no local estão piscina, cavalgada, dois açudes e área para rapel. Entretanto, para praticar esportes radicais é preciso levar equipamentos.

Contato: (82) 99606-1710 / (82) 99644-4261

 

Cachoeira Dias D’Ávila

Cachoeiras de Alagoas - Cachoeira Dias D'Ávila

Foto: Reprodução

Também localizada em Murici, essa é uma das cachoeiras de Alagoas mais altas: possui uma queda de 86 metros. Isso a torna ideal para os amantes do cascading, ou seja, a prática do rapel em cachoeira ou cascatas. Boa parte de sua beleza advém da biodiversidade da região, que é área de Mata Atlântica e possui fauna e flora vastas.

 

Cachoeira da Geladeira

Cachoeiras de Alagoas - Cachoeira da Geladeira

Foto: Maceió Alagoas

O município da Barra de São Miguel, que fica a 30 minutos de Maceió, também possui uma das mais belas cachoeiras de Alagoas: a Cachoeira da Geladeira. Localizada a 15 km da cidade em direção a São Miguel dos Campos, seu nome faz referência às águas geladas, que combinam perfeitamente com a temperatura da cidade.

Cachoeiras de Alagoas - Cachoeira da Geladeira

Foto: Maceió Alagoas / Reprodução

A cachoeira possui águas cristalinas e é cercada de vegetação por todos os lados. As quedas d’água ficam próximas a nascente do Rio Niquim, que além de ser um dos balneários mais famosos da cidade, também é bastante procurado por turistas. Para chegar ao local, basta seguir a estrada que sai da Barra em direção a São Miguel dos Campos. A entrada para o local é próxima a algumas caixas d’águas suspensas e de um sítio, que fica do outro lado da rodovia.

 

Cachoeira Vai e Vem

Essa cachoeira, do município de Água Branca, fica localizada no Sertão alagoano. Apesar de estar a 246 km da capital alagoana, a ida até o lugar reserva cenários incríveis. Além disso, o local é característico por possuir uma trilha com alguns percalços que exigem certo esforço físico. Contudo, as águas frias da queda d’água são uma recompensa pelo caminho percorrido. Famosa por suas águas límpidas, a cachoeira também apresenta um pequeno volume de água. Com isso,  torna-se um local perfeito para banho sem oferecer perigos.

 

Cachoeira do Ximenes

Cachoeiras de Alagoas - Cachoeira do Ximenes

Foto: Turismo Alagoas/Reprodução

Essa cachoeira fica próxima a Serra da Barriga, que abriga um dos quilombos mais antigos e famosos do Brasil: o Quilombo dos Palmares. Apesar do difícil acesso, a vista e o banho na água gelada valem a pena todo o esforço. No caminho você encontrará uma vegetação deslumbrante. ALém disso, também verá uma grande diversidade de fauna e alguns moradores da área pelo caminho.  As cachoeiras do Sítio Ximenes também são ideais para quem pratica rapel. Porém, o espaço da Mata Atlântica que cerca o local também pode ser utilizado para fazer trilhas com motos.


Agora que você conhece as principais opções de cachoeiras de Alagoas, que tal descobrir o Parque Municipal de Maceió? Além disso, também indicamos nosso post que fala sobre os esportes que bombam na orla marítima da capital alagoana. Por fim, para garantir sua hospedagem, venha ao Hotel Porto da Praia e desfrute de uma estada com todo o conforto que você merece. Clique aqui e conheça nossas acomodações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *