Estresse em crianças: dicas para combater e controlar

Entenda e combata o estresse em crianças seguindo nossas dicas

O estresse é uma forma de o organismo reagir aos fatores externos que agridem o bem-estar. Além de ser um problema recorrente em grande parte da população adulta, esse distúrbio vem afetando a qualidade de vida e causando estresse em crianças.

O mais recente relatório do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) mostrou que alunos brasileiros figuram entre os que estão mais estressados em todo o mundo. Ao todo, 56% dos jovens entrevistados indicaram sintomas de estresse.

O estresse em crianças é perigoso por que provoca produção excessiva de adrenalina no corpo, o levando a reagir de forma exagerada aos reflexos externos. Essa condição, em longo prazo, pode levar uma pessoa estressada a vários distúrbios e transtornos de ordem psíquica.

Portanto, no post de hoje, indicaremos algumas atitudes simples que pais e responsáveis consigam lidar com o estresse em crianças, para que esse tipo de mal não afetem os pequenos. Confira!

 

NÃO ATRIBUA TAREFAS DEMAIS

Estresse em crianças - excesso de atividades

Foto: Reprodução

Apesar de ser importante que a criança faça atividades extracurriculares em horário contrário ao da escola, não lote seu filho com compromissos demais. Isso pode fazer com ele fique sobrecarregado. Além disso, contribui com que eles não tenham tempo de viver a infância e causando o estresse em crianças. Afinal, a infância um período de brincadeiras e descobertas. Dessa forma, aconselha-se que os pequenos façam atividades no máximo três vezes por semana.

 

Leia também: Cuidados com o sol para crianças

 

NÃO DÊ PROTEÇÃO EXCESSIVA

Estresse em crianças - proteção excessiva

Foto: Reprodução

A criança precisa aprender a lidar com certos desafios sozinha. Caso ela não percorra essas “dificuldades” proporcionais a sua idade, ela não conseguirá amadurecer emocionalmente. Com isso, ela pode pode acabar reagindo exageradamente a algumas situações. Por isso, o bom senso dos pais é fundamental na hora de dosar a quantidade de proteção que dá a seus filhos.


Essa atitude ajuda a criança a aprender sozinha a lidar com o mundo da sua forma. Contudo, isso não significa que seus filhos devem ficar vulneráveis a qualquer situação. Em casos de grande estresse, é imprescindível que os pais estejam presentes para dar apoio. Você pode

 

Leia também: dicas para programar uma viagem com a família

 

FAÇA NOVAS DESCOBERTAS COM ELES

Estresse em crianças - a importância das descobertas

Foto: Reprodução

Diversos estudos confirmam que viagens possuem impacto positivo na diminuição do estresse tanto em crianças quanto em adultos. Além disso, o ato de viajar desperta nas crianças o senso de descoberta, a curiosidade e a criatividade. Esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento cerebral delas. Uma das pesquisas citadas, publicada no Journal of Commercial Research, aponta que conhecer novos locais e culturas, ou até mesmo qualquer atividade que foge da rotina dos pequenos, ativam áreas do cérebro que promovem o controle do estresse e aumentam a capacidade de aprendizado.

Portanto, viajar com as crianças traz benefícios a curto e longo prazo, pois são responsáveis por construir lembranças duradouras e positivas. O estudo citado afirmou, ainda, que as lembranças de férias e passeios externos com a família realizados durante a infância são as preferidas e mais lembradas, inclusive superando a lembrança de brinquedos.

Gostou? Então siga nossas dicas e deixe seus pequenos mais tranquilos. Afinal, a infância precisa ser vivida! Aproveite para ler nosso post sobre cuidados com crianças na piscina e nos seguir nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *