Fotografia de viagem: faça registros impecáveis

Siga nossas dicas e arrase em cada fotografia de viagem que fizer!

Tão bom quanto viajar é registrar os momentos que você vive no local onde está. Entretanto, para arrasar na fotografia de viagem, você precisa se atentar a alguns detalhes. Se eles forem usados da forma certa, a diferença na qualidade das suas imagens será gigantesca. Por esse motivo, selecionamos algumas dicas dadas por fotógrafos de viagem experientes para você seguir. Confira!

 

Planeje-se

Fotografia de viagem - mapa com câmera em cima

Foto: Ian Dooley

Ao invés de ser pego de surpresa pela beleza do local que você deseja ir, faça uma breve pesquisa sobre ele. Conhecer os pontos turísticos e imaginar as fotos que você deseja tirar neles, com antecedência, te dá mais chances de acertar nos cliques e mais tempo para aproveitar!

 

Procure referências

Outra coisa que faz diferença na hora de fazer uma boa fotografia de viagem é buscar referências para suas fotos. No Instagram, no Tumblr e no Pinterest há centenas de fotos nas quais você pode se inspirar. Busque pela localização na qual você deseja tirar fotos e veja quais delas mais te agrada.

 

Conheça seu equipamento

Fotografia de viagem - equipamento fotográfico

Foto: Jakob Owens

Partindo para o lado mais técnico, é fundamental que você saiba usar a câmera na qual deseja fazer fotografia de viagem. Afinal, conhecer as funcionalidades e especificidades do seu equipamento lhe permite avaliar se é possível ou não fazer determinados tipos de fotos.

 

A luz é sua maior aliada

Tudo que é registrado em uma câmera é por conta da presença ou não de luz. Afinal, fotografia é captura de imagens. Dessa forma, só é capturado pelas lentes aquilo que elas podem ver. Entretanto, mesmo que você esteja em um lugar com muita luz, pode acontecer de a câmera não conseguir capturar a imagem da pessoa ou objeto.

Por isso, antes de clicar, verifique se a luz do ambiente está apontada para aquilo que será fotografado. A não ser, claro, que você deseje apenas tirar foto de silhuetas.

 

Enquadramentos

No que diz respeito ao enquadramento, nunca dê muito espaço entre o objeto de destaque da foto em ralação ao fundo. Deixar céu demais em uma imagem tira o foco do que realmente interessa. Portanto, quando for fazer fotografia de viagem – ou qualquer outra – lembre-se de colocar o que você deseja que saia em destaque no primeiro plano da foto.

 

Quantidade não é qualidade

Em vez de tirar fotos descontroladamente, gaste seu tempo planejando como essa foto será tirada. Primeiramente, avalie em qual ângulo o objeto que você deseja fotografar fica melhor. Além disso, veja se a luz interfere ou não, a existência ou não de sombras e obstáculos para fotografar o objeto, entre outras.

 

Fotografar à noite

Quando quiser fotografar alguma cena noturna, use a função HDR ou aumente o ISO de sua câmera. Dessa forma, o equipamento irá entender que você está em um ambiente com baixa luminosidade. Consequentemente, passará mais tempo fazendo o registro.

Entretanto, é preciso ficar atento à quantidade de ISO. Afinal, seu uso em excesso deixa a foto muito granulada. Já o HDR torna a possibilidade de a foto borrar maior. Isso porque a câmera precisa de mais tempo para processar a fotografia.


Agora que você conferiu as dicas de como tirar uma boa fotografia de viagem, que tal conhecer destinos em Maceió perfeitos para tirar fotos? Além disso, também recomendamos esse texto sobre planejamento para viagens em família. Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *