Refeições rápidas e saudáveis para as férias

Se você procura por dicas de refeições rápidas e saudáveis, precisa ler este texto!

É comum tirar um descanso de todas as tarefas que fazem parte da rotina durante o período de férias. A alimentação é uma delas. Afinal, a preguiça acaba batendo e isso faz com que os hábitos saudáveis sejam deixados de lado.

Contudo, é preciso ter em mente que, por conta da “despreocupação” que se adquire nesse tempo, você pode optar por alimentos de preparação mais rápida que não sejam saudáveis. Consequentemente, alguns quilos a mais podem surgir.

Todavia, é perfeitamente possível aproveitar as férias e fazer refeições rápidas e saudáveis. Por isso, no post de hoje, daremos algumas dicas de alimentos que podem compor uma alimentação balanceada e possuem preparo rápido. Confira!

 

Café da Manhã

Refeições rápidas e saudáveis - Café da manhã

Foto: Anastasia Zhenina

Para quem não quer se preocupar com o preparo de alimentos durante as férias, a dica é procurar alimentos que possuem rápido preparo e não contam com gorduras processadas em sua composição. Dessa forma, o ideal é investir em frutas, iogurtes, pães integrais, barrinhas de cereal ou granola para o café da manhã. Caso você vá consumir os alimentos industrializados, opte pelas versões light ou desnatadas, devido ao seu menor teor calórico.

 

Almoço

Refeições rápidas e saudáveis - Almoço Salada Suco

Foto: Brooke Lark

Apesar de parecer um acompanhamento, as saladas podem ser refeições rápidas e saudáveis para as férias. Entretanto, há quem ache que dá trabalho separar, lavar e temperar os ingredientes para montar o prato. Por isso, caso você não queira essa preocupação, é possível encontrar os vegetais que compõem a refeição já lavados.

Em algumas redes de supermercados, é possível encontra-los já fatiados, inclusive. Contudo, é preciso se atentar à validade desses produtos. Afinal, frutas e legumes, quando cortados, possuem validade de um dia. Isso porque eles oxidam rapidamente e, com isso, acabam apodrecendo.

 

Jantar

Refeições rápidas e saudáveis - Jantar Crepioca

Foto: Reprodução

O jantar é uma refeição mais leve, mas nem por isso você precisa se descuidar dela enquanto estiver de férias! Por isso, uma sugestão que além de prática é saborosa é a famosa crepioca. Ela pode virar lasanha, panqueca e mais alguns pratos pra lá de saborosos! Porém, se você preferir, uma omelete com alguns dos legumes do almoço pode ser outra excelente opção. Para completar, faça uma bela jarra de suco e desfrute do restante do dia!

Prepare com antecedência

Caso você não abra mão de uma refeição mais robusta, mesmo estando de férias, tire um dia da semana para fazê-las e congelar em pequenas porções. Desse modo, elas podem durar a semana toda ou até mais. Quando for conservar, armazene as refeições em pequenos potes, com as porções correspondentes ao que você consome.

Entretanto, para isso, é preciso tomar algumas precauções. Por exemplo: no caso dos grãos, como arroz e feijão, é interessante deixa-los um pouco mais duros para que, no ato de descongelar, eles não fiquem tão moles.

Dicas de conservação

Refeições rápidas e saudáveis - Conservação Marmita Salada no Pote

Foto: Reprodução

Além disso, as carnes devem ser postas no congelador após resfriá-las. Inclusive, há um procedimento especial para que as carnes sejam congeladas de forma adequada: as resfrie completamente antes de guardar na geladeira em um “banho-maria” com gelo assim que estiverem prontas. Por fim, embale-as em recipientes com o mínimo de ar possível e coloque no congelador. Tais alimentos duram em média três meses, por isso é importante rotular com a data que eles foram embalados.

A duração média desses alimentos congelados é de três meses – mais até do que o período de férias. Para não esquecer esse prazo, coloque etiquetas nas porções com a data em que foram congelados. Contudo, vale ressaltar que alimentos como ovos, maionese, creme de leite e macarrão preparados perdem seu sabor e textura quando são congelados. Por esse motivo, não se recomenda que sejam conservados por muito tempo.


Caso você queira conhecer alguns pratos além dos que indicamos, clique aqui e se inspire com refeições rápidas e saudáveis. Dessa forma, você pode aproveitar melhor as férias. Aproveite para conferir nosso post que dá algumas dicas de lazer em família que são perfeitas para essa época do ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *