Dicas para não se endividar após uma viagem

Saiba aqui o que fazer para não se endividar após uma viagem de férias e torná-la uma dor de cabeça!

Como não se endividar após uma viagem - pessoa analisando mapa

Foto: Reprodução

Viajar durante as férias é maravilhoso! Conhecer novos lugares, descansar e passar mais tempo com a família são os principais motivos para querermos dar um tempo na rotina e embarcar em uma aventura.

Entretanto, é preciso se policiar na hora de fazer uma viagem de férias com a família unida. Afinal, não é legal extrapolar nos gastos e voltar para casa repleto de dívidas. E, por incrível que pareça, nesses casos, se endividar é mais frequente do que você imagina.

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que 59,8% das famílias brasileiras estão endividadas. E as viagens estão entre os fatores que desencadeiam na inadimplência.

Por isso, neste texto, daremos algumas dicas infalíveis para você não se endividar após uma viagem. Elas te ajudarão a manter as finanças pessoais nos trilhos durante as férias, mas, principalmente, após o retorno para casa. Fique atento e anote tudo para viajar mais tranquilo!

 

Programe tudo com antecedência

Como não se endividar após uma viagem - mulher anotando gastos

Foto: Reprodução

Economistas e educadores financeiros recomendam que a viagem seja planejada com, pelo menos, um ano de antecedência. Esse período é indicado para que haja tempo hábil de definição do orçamento, roteiros a fazer e, além disso, poupar o que será gasto.

Pelo fato de muita gente não fazer esse planejamento financeiro, acaba gastando muito por impulso. O resultado é um montante de dívidas da viagem somadas às fixas.

 

Orçamento

Como não se endividar após uma viagem - orçamento

Foto: Reprodução

Planejar a viagem com antecedência não é tudo. É preciso, também, avaliar a sua situação financeira atual e aplicar isso a cada dia da viagem que deseja fazer. Nesse caso, estipule um orçamento diário que vale para todos os membros da família que não deve, a não ser que ocorra uma emergência, ser ultrapassado.

Além disso, organize e some todos os gastos envolvidos na viagem: passagens aéreas, traslados, estada, passeios, alimentação e despesas extras. É importante, ainda na fase do planejamento, pesquisar as melhores opções e fazer o orçamento que deverá ser respeitado.

 

Pague à vista

O melhor a se fazer, quando se está viajando, é pagar os valores à vista. Dessa forma, além de não levar dívidas para casa, você ainda tem a oportunidade de negociar. Não tenha vergonha! Você pode economizar bastante se conversar antes de comprar.

Todavia, se for preciso comprar parcelado, o faça com o mínimo de prestações possível, e lembre de adequá-las a uma quantia que caiba no orçamento dos próximos meses.

 

Cuidado com cartões de crédito

Como não se endividar após uma viagem - cartão de crédito

Foto: Reprodução

Se você costuma apelar aos cartões para qualquer coisa, provavelmente está criando uma bola de neve. Afinal, os juros que vem na fatura do cartão de crédito são alguns dos mais altos do mercado, podendo chegar a até 20%. Portanto, o ideal é que, quando for viajar, se leve apenas um. Ele deve ser utilizado apenas em casos de emergência ou para despesas já programadas durante o planejamento.

 

Compre lembrancinhas com consciência

Apesar de ser uma tradição para muita gente levar lembrancinhas da viagem para amigos e familiares, essa é uma das formas mais fáceis de fazer o orçamento sair da linha. Por isso, selecione apenas as pessoas mais próximas do seu círculo de convivência para levar presentes.

 

Leve uma quantia extra

Coloque em seu planejamento todos os gastos envolvidos, mas também inclua um valor extra para gastos inesperados. Esse valor pode variar entre 10 e 20% do que foi planejado para ser gasto na viagem. Ele pode servir para passeios que podem surgir de última hora ou compras adicionais.


Viu como pode ser fácil viajar sem acumular mais dívidas? Por isso, siga nossas dicas e aproveite suas férias com a família da melhor forma! Aproveite para compartilhar este artigo com quem também adora viajar e sempre se perde nas contas e assine nosso formulário que está aí em cima para receber mais dicas como esta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *