Pinto da Madrugada: um patrimônio do carnaval alagoano

Mais do que um bloco de rua, o Pinto da Madrugada se tornou referência nos festejos de carnaval do Nordeste. Conheça sua história e a programação para 2019!

Pinto da Madrugada em Maceió

Foto: Pinto da Madrugada / Reprodução

O Pinto da Madrugada surgiu em 1999, quando quatro amigos apaixonados pelo carnaval em Maceió decidiram resgatar uma tradição: promover o retorno das festas de rua. Dessa forma nasceu o bloco. Sua inspiração é, inegavelmente, o Galo da Madrugada, maior bloco a céu aberto do mundo.

Com 5 mil foliões e apenas uma orquestra, em sua primeira aparição o bloco já fez bastante sucesso. A partir daí, a cada carnaval que passava, o bloco ganhava ainda mais participantes.

Entretanto, em 2011, houve uma grata surpresa: um decreto do Governo do Estado tornou o Pinto da Madrugada um patrimônio imaterial da cultura alagoana. Atualmente, o festejo atrai adultos, crianças e idosos. Por isso, é perfeito para quem adora curtir o carnaval com toda a família.

 

Programação

Pinto da Madrugada em Maceió

Foto: Japiassú / Reprodução

Em 2019, o bloco irá às ruas no dia 23 de fevereiro, um dia após o tradicional Jaraguá Folia. Entretanto, diversos eventos ligados ao desfile oficial irão acontecer durante o mês de fevereiro. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 200 mil pessoas durante toda a programação, que valoriza a presença do frevo e da cultura alagoana, principais características do bloco. Confira abaixo:

 

Na Pracinha – 2 de fevereiro

Local: Corredor Vera Arruda

Mundaú Lagoa Aberta – 3 de fevereiro

Local: Orla Lagunar

Trilha Ecológica com o Pintinho – 9 de fevereiro

Local: Parque Municipal do Horto

Ensaio Aberto – 9 de fevereiro

Local: Parque Shopping

Sururuzada do Pinto – 9 de fevereiro

Local: Lojas Guido Ponta Verde

Bloquinho Pintinho Pula que Pula – 10 de fevereiro

Local: Parque Shopping

Mungunzá do Pinto – 16 de fevereiro

Local: Orla de Ponta Verde

Calango e Serpentina – 16 de fevereiro

Local: Beach Garden Jacarecica

Folia de Rua (Bloco A Pinta) – 16 de fevereiro

Local: Arapiraca

Bloco Ovo da Madrugada – 16 de fevereiro

Local: Penedo

Bloquinho Pintinho Pula que Pula – 17 de fevereiro

Local: Parque Shopping

Virada Carnavalesca – 22 de fevereiro

Local: Jaraguá Folia

Desfile Oficial – 23 de fevereiro

Local: Orla de Maceió

Trajeto

Pinto da Madrugada em Maceió

Foto: Pinto da Madrugada / Reprodução

Seu percurso tem como cenário uma das paisagens mais lindas do país: a orla de Maceió. O bloco carnavalesco percorre o trecho da orla marítima que fica entre Pajuçara e Ponta Verde e é gratuito para todos. Entretanto, há camarotes independentes entre toda a extensão do festejo. Essa opção é ideal para quem prefere acompanhar o desfile apenas observando.

 

Eventos ligados ao Pinto da Madrugada

Pinto da Madrugada em Maceió

Foto: Pinto da Madrugada / Reprodução

Os blocos Ovo da Madrugada e A Pinta são blocos que foram criados após o surgimento do Pinto. O ‘Ovo da Madrugada’ acontece em Penedo e nasceu como uma homenagem ao seu irmão mais velho. Entretanto, fez tanto sucesso que em 2019 já está completando uma década. Já o ‘A Pinta’ sai em Arapiraca e conta com uma pequena participação da comitiva do “bloco pai” em seu desfile.

Além disso, outros eventos ligados ao Pinto da Madrugada são feitos antes do dia do desfile. Eventos para crianças, ensaios abertos, até prova de mungunzá fazem a alegria dos foliões durante o mês.

 

Produtos

Pinto da Madrugada em Maceió - Produtos

Foto: Pinto da Madrugada / Reprodução

Mesmo sendo um bloco aberto, democrático e inteiramente gratuito, há diversas opções de produtos para quem quer desfilar no carnaval 2019 vestindo ou usando acessórios oficiais do festejo.

No site do bloco há camisetas, pelúcias, bonés e outras opções, que você pode conferir clicando aqui. Além de poder comprar online, há uma loja física no Parque Shopping Maceió. A venda dos produtos é revertida na manutenção do bloco.


Agora que você já conhece o Pinto da Madrugada e sua importância para o carnaval de Alagoas, que tal saber um pouco mais sobre outras experiências que você pode ter em nosso Estado? Clique aqui e confira mais postagens sobre nossas belezas naturais e toda a riqueza cultural!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *