Extravio de mala: confira dicas para resolver a situação

Assumindo a segunda posição no ranking de reclamações recebidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o extravio de mala é um problema que continua causando muitos transtornos aos passageiros.

Mesmo com todos os avanços tecnológicos e a modernidade dos aeroportos, você ainda está suscetível a esse problema. Por isso, é preciso saber o que fazer caso isso aconteça. Até porque, as dores de cabeça que um extravio de mala pode trazer são várias.

Pensando em te ajudar, resolvemos fazer esse post para te mostrar como lidar em uma situação como essa. Fique atento!

 

Minha bagagem não chegou, o que eu faço?

Mala no aeroporto vazio

Foto: Reprodução

Caso suas malas tenham sido extraviadas, o primeiro passo é ir até o balcão da companhia aérea responsável pelo seu voo e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Além disso, você também deve comparecer no escritório da ANAC, localizado no próprio aeroporto, para registrar uma queixa.

No caso de voos domésticos, a companhia aérea terá um prazo de 7 dias para localizar e devolver sua bagagem. Já em voos internacionais, o prazo estipulado é de 21 dias.

 

Caso não haja devolução, como proceder?

Extravio de mala - bagagem esquecida no aeroporto

Foto: Reprodução

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no caso do descumprimento do prazo, a empresa deve reembolsar o valor da bagagem extraviada. No entanto, é importante destacar que normalmente as companhias estipulam um valor limite para isso.

Essa quantia pode variar de R$ 43,00 por quilo de bagagem a R$ 2.200,00 por mala. Se o valor não for restituído ou estiver muito abaixo do valor real da bagagem, você pode recorrer ao Procon para tentar uma negociação administrativa. Por conta da quantidade de processos semelhantes a este, a sentença não costuma durar muito para sair. Afinal, o processo de entrada geralmente é agilizado e muito simples.

No entanto, se ainda assim não houver acordo e seu prejuízo for menor que 40 salários mínimos, você pode acionar a justiça para dar entrada em um processo no Tribunal de Pequenas Causas.

 

Como diminuir o prejuízo causado por extravio de mala

Bagagem em esteira de aeroporto - Extravio de mala

Foto: Reprodução

Uma dica muito importante para não ter tanto prejuízo em extravio de mala é não colocar itens de valor. Celulares, eletrônicos portáteis, dinheiro e cartões de crédito e jóias são alguns dos itens que você deve evitar colocar nesse tipo de bagagem. Caso seja necessário levá-los, dê preferências às bagagens de mão ou mochilas.

Além disso, é recomendado registrá-los e realizar o seguro deles. Inclusive, agências de seguro e corretores particulares podem ser seus grandes aliados. Com eles, o reembolso para esse tipo de problema terá base na sua declaração sobre o que tinha na bagagem e o valor estimado até o limite da companhia de seguro. Isso tudo independente do ressarcimento da companhia aérea.

 

Como se prevenir do extravio de mala?

Na sua bagagem de mão, dê prioridade a itens de primeira necessidade como remédios, pasta de dente, agasalho e outros. Além disso, procure levar sempre uma muda de roupa, porque caso a bagagem seja extraviada você terá como se trocar.

Além disso, evite fazer o check-in muito próximo do horário de embarque e conexões em companhias diferentes. Ademais, retire etiquetas de voos antigos e diferencie sua bagagem com uma identificação. Coisas assim costumam diminuir a perda das malas.


Viu só? Com calma e algumas providências simples você pode resolver o problema sem grandes transtornos. Agora que você já sabe o que fazer, tome cuidado e boa viagem! Para receber e ficar por dentro de mais dicas de viagem, assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *