5 pratos típicos de Alagoas que você precisa experimentar

Existem pratos típicos de Alagoas para todos os gostos. Apesar de a gastronomia alagoana ser muito semelhante à culinária nordestina em geral, existem alguns pratos com o toque único e especial que só o estado oferece. É um verdadeiro festival de comidas do mar, dos rios e das lagoas.

Há uma série de cozinheiros e restaurantes especializados em frutos do mar em Alagoas, pelo fato de o estado ser localizado, em grande parte, no litoral e por conta das lagoas que dão nome ao estado.

Por essa razão, pratos com peixe crustáceos são bem comuns por aqui. No entanto, existem também outros ingredientes que enriquecem e diversificam os sabores dos pratos típicos de Alagoas, dando um toque especial às receitas.

Por isso, você não pode deixar de passar por Alagoas sem conferir um de seus maiores tesouros. Conheça abaixo algumas das principais iguarias típicas do estado que o seu paladar precisa conhecer.

 

Sururu ao coco

O sururu ao coco é um dos pratos típicos de Alagoas

Foto: Visite Alagoas

Diferente do Caldinho de Sururu feito por todo o nordeste, o Sururu ao coco é mais consistente. Sua receita leva cebola, alho, pimentão, tomate, dentre outras opções de verduras e temperos. Além, é claro, do sururu sem casca e limpinho e leite de coco. Pode ser servido como tira gosto e até mesmo como prato principal, acompanhado de arroz e farofa.

 

Camarão do Bar das Ostras

O camarão do bar das Ostras é um dos pratos típicos de Alagoas mais requisitados.

Foto: Visite Alagoas

Um prato com muita história pra contar! O Camarão do Bar das Ostras foi o maior ícone da culinária alagoana durante meio século. Em 2013, inclusive, foi até registrado como patrimônio Imaterial de Alagoas pelo Conselho Estadual de Cultura.

A receita criada por Comadre Oscarlina foi segredo absoluto durante décadas, mas em 2011, a convite da Sococo, ela foi revelada. E o grande segredo do prato eram 600 gramas de manteiga do sertão.

Saborosíssimo, o Camarão do Bar das Ostras segue sendo até hoje um dos melhores pratos típicos de Alagoas e atrai cada vez mais o paladar de turistas e moradores locais.

Chiclete de camarão

O chiclete de camarão é um dos pratos típicos de Alagoas mais famosos e requisitados pelos turistas

Foto: Imperador dos Camarões

 O delicioso Chiclete de Camarão é uma iguaria fácil de se encontrar no estado. Isso porque diversos restaurantes que trabalham com frutos do mar fazem a receita, que leva requeijão cremoso, mussarela, provolone, parmesão e gorgonzola. Entretanto, a receita é patenteada pelo Imperador dos Camarões, restaurante que fica na orla da Ponta Verde.

Esses ingredientes, quando juntos, dão o toque especial de cremosidade desse que é um dos mais conhecidos pratos típicos de Alagoas. A receita ainda leva creme de leite fresco, cebola picadinha, cheiro verde, azeite e outros ingredientes que enriquecem o sabor e podem ser escolhidos de acordo com o cozinheiro.  

 

Cocada da Massagueira

As cocadas da Massagueira são obrigatórias para quem quer conhecer os pratos típicos de Alagoas

Foto: Reprodução

Os 15 quilômetros que separam Maceió de Massagueira costumam ser bem doces, tudo isso graças as doceiras da Associação dos Produtores de Cocada e Derivados de Massagueira. São 30 barraquinhas que oferecem diversos tipos de iguarias artesanais, entre eles as famosas cocadas da Massagueira.

Tem cocada para todo tipo de gosto: amendoim, banana, jaca, maracujá, goiaba e as tradicionais brancas e de coco queimado. Lá também se encontram bolos brasileiros e  suspiros com raspas de limão. Vale a pena passar por lá e conferir de perto essas delícias.

 

Bolinhos de goma de Maragogi

Os bolinhos de goma de Maragogi são um doce do litoral norte alagoano

Foto: Reprodução

Em um dos paraísos do litoral alagoano você também pode encontrar saborosos quitutes artesanais. Os bolinhos de goma ou “broinhas” de Maragogi são desenhados a mão como pequenas obras de arte. Além disso, a produção é feita em casa e sem grandes segredos e dificuldades no preparo.

A receita simples que leva amido de milho, leite de coco, açúcar, margarina e gema de ovo, tem muita história e tradição que vão além dos ingredientes. Irmã Marlene é uma referência do lugar quando o assunto é esse bolinho, ela trabalha na produção deles há 36 anos. Sua casa, conhecida como a fábrica das sete mulheres, é um dos pontos de parada obrigatória da região.


Ficou difícil resistir a tanta coisa boa não é mesmo? Alagoas é um estado rico do litoral norte ao sul e você não pode deixar de conhecer, se encantar e se deliciar com todos os tesouros presentes nesse estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *