Caminhada na praia: confira os benefícios da prática regular

Saúde e bem-estar não só estão em alta, como também estão na lista das necessidades da população. Afinal, boa parte das pessoas sofrem diversos males causados pelos vícios de rotina aos quais estão habituados. Pensando nisso, viemos falar sobre uma prática simples porém efetiva que pode te ajudar bastante: a caminhada na praia!

caminhada na praia

Foto: reprodução

Nesse post te mostraremos alguns benefícios da prática regular deste exercício para que você comece agora mesmo a melhorar a sua qualidade de vida.

 

Controla o estresse e diminui a ansiedade

Você já ouviu falar sobre hormônios relacionados ao bem-estar? Pois é, eles existem e podem ser estimulados com a prática de qualquer exercício físico em geral. Isso acontece porque seu corpo passa a liberar serotonina e endorfina, que permitem que você relaxe e promovem uma sensação agradável de bom humor que te ajuda a controlar e até mesmo combater o estresse.

No caso da ansiedade acontece da mesma forma, afinal, este é um momento de descontração da mente e do corpo. E se exercícios na academia já podem fazer bem, imagina então uma caminhada na praia com um belo amanhecer ou pôr-do-sol, ar puro e até mesmo com areia fofinha e água disponível para molhar os pés, parece um paraíso não é mesmo?  

 

Sol: vitamina D e fortalecimento de ossos

Ah, o sol! Que em cidade litorâneas costuma fazer morada! Poucos minutinhos de sol durante o dia podem trazer uma série de benefícios. Afinal, quem não fica melhor em um dia de céu azul e sol quentinho? Além da sensação de bem-estar outra vantagem importante é a vitamina D.

Com ela é possível fortalecer os ossos, reduzir o surgimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, as autoimunes e o câncer, além de fazer muito bem para sua pele. No entanto, é necessário ter cuidado com os horários de intensidade do sol e nesse caso estar sempre prevenido e protegido.

 

Combate a depressão

Estresse, ansiedade e com toda certeza a depressão são os males do século. Esse status se dá pelos altos índices de pessoas com esses tipos de transtornos nos últimos anos. A depressão inclusive foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mal do século. Com isso, é preciso que providências sejam tomadas para diminuir esses índices e principalmente tratar dessas vítimas.

E aí você deve estar se perguntando, como uma simples caminhada na praia pode resolver um problema tão grande? Qualquer atividade que possa promover a descontração e o bem-estar é totalmente positiva para esses casos. Quem não fica mais leve com um bom dia na praia acompanhado de amigos, companheiro, família ou até mesmo de um pet?

A sua mente passa a trabalhar melhor reconhecendo um estado de calma e tranquilidade. Consequentemente seu corpo também, assim como já foi citado acima, com a liberação dos hormônios do bem-estar.

 

Queima maior de calorias e aumento na disposição

Por fim, e não menos importante: a queima de caloria! Não se pode falar em qualidade de vida e exercício físico sem pensar em queima de calorias. Afinal, este é um dos principais motivos para as pessoas procurarem esse tipo de prática.

É cientificamente comprovado que a caminhada na praia tem uma série de benefícios relacionados a boa forma e ao controle do peso, o que não se sabe muitas vezes é que o treino na areia pode gastar ainda mais calorias do que o treino em outras superfícies. Isso acontece porque o treino na praia exige muito mais esforço do que em outros locais. Com isso, o corpo acaba “se entregando mais” e queimando mais calorias.

Praticando regularmente, o corpo acaba se adaptando e acostumando com o exercício. Isso interfere completamente na sua rotina. Dessa forma, você passará a se sentir melhor e mais disposto, afinal, agora seu corpo passará a ter uma prática contínua que estará liberando todos os hormônios necessários para que tanto seu corpo quanto a mente funcionem melhor.


Viu quantos benefícios você pode obter apenas fazendo uma leve caminhada? Neste post você conheceu alguns dos principais benefícios do exercício na praia e já sabe como resolver alguns males que possa estar sofrendo. Se você gostou desse texto pode acompanhar vários outros em nosso blog. Não fique de fora das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *