Vai viajar? Confira as diferenças entre viajar sozinho e com pacote de viagem

Existem duas formas distintas de viajar para um destino. A primeira delas é por meio do já conhecido pacote de viagem. Já a segunda é planejar a ida ao local desejado de forma independente. Entretanto, uma pergunta que muitos fazem é: pacote de viagem vale a pena ou viajar de forma independente é o melhor para você?

Existem situações específicas em que um pacote pode favorecer, já em outras faça mais sentido viajar comprando cada item separadamente. Por isso, um comparativo com considerações sobre cada tipo de compra a fim de tirar suas dúvidas sobre o assunto. Confira os pontos que abordamos e veja se um pacote de viagem vale a pena para suas próximas viagens.

 

Pacote de Viagem

Foto: reprodução

Vantagens

As vantagens de optar por um pacote de viagem vão depender do perfil do viajante. Em suma, são dois grandes atrativos que levam as pessoas a acharem que um pacote de viagem vale a pena. Confira:

1. Comodidade

O principal atrativo de comprar um pacote de viagem está na comodidade de contratar tudo para a viagem em um só lugar. Afinal, as passagens, hospedagem e até alguns passeios podem ser incluídos no pacote. 

Para quem não quer pesquisar muito sobre o local e deseja conhecer os destinos pré-determinados pela agência de viagem, que geralmente são os principais, é uma boa alternativa.

2. Seleção de ótimos destinos

Outra vantagem de contratar um pacote de viagem é a seleção de destinos que são ofertados. Tanto em relação às localidades quanto aos passeios que se pode fazer. Além disso, geralmente há guias que podem mostrar os melhores pontos turísticos da cidade que você escolher visitar. Por isso, se você não tem disposição de pesquisar ou prefere viajar com roteiro fechado é uma boa opção.

 

Desvantagens

Apesar de ser recomendado em alguns casos, os pacotes de viagem possuem características que acabam não sendo atrativas em alguns casos. Confira quais são elas:

1. Custo maior

Pelo fato de o pacote de viagem já estar fechado pela agência responsável, a comissão faz com que o preço seja, na maioria das vezes, mais salgado que comprando tudo de forma individual. Entretanto, nem sempre esse é o caso. Se você conseguir pegar boas promoções em baixa temporada, pode ser que o preço compense.

2. Falta de flexibilidade

Pelo fato de o pacote de viagem já estar fechado, pode ser que alguns passeios não te agradem mas já estejam inclusos. Além disso, os roteiros são pré-definidos pela agência, que geralmente marca horários específicos para visitar os lugares. Por isso, se você quiser ficar um tempo a mais em algum local, não há essa possibilidade se quiser acompanhar o city tour.

3. Passadas rápidas pelos pontos turísticos

Como já foi dito acima, os horários e locais são definidos antes mesmo da saída do local. Como os passeios são feitos em grupos, geralmente o tempo de visita é curto. Dificilmente você conseguirá passar mais de uma hora em um local, o que pode atrapalhar quem quer passar um pouco mais de tempo para conhecer um pouco mais do destino. 

 

Qual é a melhor solução para a minha viagem?

Vai depender do que você gosta quando visita um destino. Na maioria dos casos, os viajantes preferem ter a liberdade de escolher aquilo que querem visitar e o horário para o fazer. Além disso, a possibilidade de economizar – bastante, em alguns casos – através da pesquisa individual de cada voo, hospedagem e passeio que se deseja fazer leva as pessoas a quererem planejar a própria viagem. 

Por outro lado, os que são mais inseguros em relação às escolhas e desejam conhecer os principais pontos turísticos de um destino podem achar mais conveniente fechar um pacote de viagem. Além disso, a comodidade de saber que tudo será fechado em uma compra acaba atraindo muita gente.


Acreditamos que os fatores acima expostos possam lhe dar um direcionamento sobre a escolha. Faça as considerações e opte por aquilo que mais se enquadra ao seu perfil de viajante. Se você gostou do texto e deseja receber mais novidades como esta, assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores ofertas e promoções antes de todo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *