Orla de Maceió ganha estátua do escritor alagoano Lêdo Ivo

Saiba onde encontrar a escultura de um dos escritores mais notórios de Alagoas

Lêdo Ivo foi um escritor alagoano consagrado em todo o país e ao redor do mundo. Por esse motivo, ele foi mais um dos conterrâneos notórios que receberam uma bela homenagem em Maceió. 

Isso porque ele ganhou uma estátua de bronze, de tamanho e fisionomias extremamente realistas. Ela se encontra na orla marítima da capital e pode ser apreciada ao lado do belo mar de Maceió. 

Ficou curioso e quer saber onde encontrá-la, além de saber mais sobre todas as esculturas que se encontram na orla de Maceió? Então continue lendo este texto!

 

Quem era Lêdo Ivo?

Lêdo Ivo foi um dos maiores escritores alagoanos. Ele nasceu em Maceió no dia 16 de fevereiro de 1924. O imortal da Academia Brasileira de Letras era, além de poeta, romancista, contista, cronista, ensaísta e jornalista. Uma de suas grandes fontes de inspiração, segundo o próprio, era o mar de Maceió.

 Além de ter participado da Academia Alagoana de Letras, ele também era sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Além disso, era membro efetivo da Academia de Letras do Brasil, honorário da Academia Petropolitana de Letras e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

Ao longo de sua trajetória literária, o escritor representou o Brasil diversas vezes em seminários, congressos culturais e encontros internacionais de poesia. 

Sua obra conta com clássicos da literatura premiados. “Ninho de Cobras”, “As alianças”, “Rio, a cidade e os dias”, “Finisterra” são alguns deles.

 

Onde fica a estátua de Lêdo Ivo?

Escultura de Lêdo Ivo fica no Posto 7, bairro Jatiúca. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A escultura de Lêdo Ivo fica à beira-mar da praia de Jatiúca, mais especificamente no Posto 7. O local é conhecido na capital alagoana por ser ponto de encontro para turistas e maceioenses. Afinal, conta com espaço para shows e atrações culturais. 

A estátua em bronze de Lêdo Ivo é o quinto monumento entregue a Maceió. Eles servem como forma de reverenciar alguns dos alagoanos mais ilustres. 

 

Onde encontrar mais estátuas de alagoanos ilustres?

Além dele, o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, o ator Paulo Gracindo, a psiquiatra Nise da Silveira e o escritor Graciliano Ramos também já possuem esculturas pela extensão da orla marítima de Maceió. Clique aqui para saber onde encontrá-las.

A escultura de bronze de Lêdo Ivo foi produzida pelo artista Léo Santana. Ele também é responsável pela confecção da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade. Ela fica no calçadão de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. 

Além das duas já citadas, o artista também fez as outras estátuas de bronze que podem ser vistas na orla de Maceió. Juntas, elas tornam a cultura do estado mais visível aos olhos de conterrâneos e turistas que visitam a capital alagoana.

E aí, o que você achou da estátua? Não deixe de visitá-la e tirar fotos quando estiver por aqui! Se você gostou desse artigo, confira esse texto que fala sobre um dos maiores expoentes de nosso artesanato: Mestre Arlindo e suas esculturas feitas com palitos de fósforo


Já clicando aqui você pode conferir onde encontrar artesanato genuinamente alagoano. Confira mais textos como este e uma série de dicas sobre Maceió e Alagoas em nosso blog. Além disso, se quiser receber nossas novidades e ofertas, cadastre-se na newsletter pelo formulário aí em cima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *