Compras em Maceió: 5 souvenirs que precisam voltar na sua mala!

É impossível visitar a capital alagoana e sair daqui sem o famoso “gostinho de quero mais”, não é mesmo? A vontade que dá é de levar um pedacinho desse paraíso para casa para ter nossa terra sempre pertinho. Aliás, isso é perfeitamente possível fazendo compras em Maceió!

Selecionamos 5 dicas de souvenirs – ou lembrancinhas – que precisam estar na sua lista de compras em Maceió. Confira quais são e presenteie a si mesmo e quem você ama quando voltar de viagem

Sendo assim, acompanhe as sugestões abaixo e dê um mergulho de cabeça na nossa cultura através do rico artesanato alagoano. 

Compras em Maceió

Foto: Wesley Menegari – Reprodução

Bordados, fios e tecidos 

Os queridinhos das turistas que visitam nosso estado não poderiam estar de fora dessa lista, não é mesmo? Genuinamente alagoanos, os caminhos de mesa de patchwork, os delicados bordados ‘boa noite’, as barras de redendê nas toalhas, a renda de bilro e o famoso e tradicional filé alagoano enchem os olhos por sua riqueza de cores e detalhes. 

Devido ao tamanho sucesso das peças, não é difícil de encontrar do mais simples aos mais sofisticados modelos por toda Maceió.  

Esculturas de barro

Em Alagoas tudo vira matéria-prima. Entretanto, assim como em outras regiões, o barro também é material de artesanato na terra dos marechais. É na minuciosa mistura à água que vasos, bonecos e esculturas ganham vida nas mãos dos artistas locais. 

Foi através do barro e da argila que nossos artistas encontraram um meio de retratar as realidades dos sertanejos, da tradição e das crenças do local. O resultado é incrível!

Peças de fibra

De norte a sul, no estado de Alagoas é possível encontrar belíssimas e ricas peças feitas de fibra. Entre elas, damos destaque às que são produzidas com a fibra da bananeira, a folha do Ouricuri e as da palha de Taboa. 

Bolsas, carteiras, acessórios e utensílios para casa: os materiais dão ao artesanato alagoano uma infinidade de novas peças. Todas elas são cuidadosamente confeccionadas por várias artesãs e artesãos espalhados em cidades do litoral e do sertão de Alagoas.

Esculturas de cerâmica

Assim como o barro, a cerâmica e madeira, como também veremos a seguir, são fonte rica de matéria-prima para artesanato em Alagoas. Isso inclusive vai além das sacolinhas de compras dos turistas e está espalhado por toda a orla de Maceió em esculturas feitas por notórios artesãos alagoanos. 

Peças dedicadas a retratar traços da região nordestina bem como a vida do sertanejo e os elementos que compõe a cultura e a tradição das cidades. 

Esculturas de madeira

Por fim, um dos elementos mais tradicionais quando se refere a artesanato: a madeira! Por aqui chaveiros, brinquedos, utensílios, acessórios e esculturas ganham forma com esse material. Apesar de ser comum, as fôrmas alagoanas tem seu encanto próprio, afinal, trazem aquilo que só nossa cultura tem.

As características de nosso povo, tradição e crenças são minuciosamente representadas em peças de diferentes cores e tamanhos em meio as feirinhas de artesanato local. 

Gostou? Então não perca a oportunidade de levar um de nossos tesouros para casa! Você pode encontrá-los nos três principais pontos de artesanato de nossa capital: o mercado, a feirinha e o pavilhão. Além disso, as galerias Karandash e Encanto do Tear também comercializam peças lindas. Vale a pena conferir! 
Você pode conhecer ainda mais sobre nossas belezas naturais e cidades históricas acompanhando os conteúdos do nosso blog, fique ligado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *