Café da manhã regional de Alagoas: 5 pratos que você precisa experimentar!

Alagoas é mesmo um paraíso! Basta bater os olhos em nossas belezas naturais que logo se confirmam as graças dessa terra. Mas além de ser um tesouro de belezas naturais, por aqui a água na boca também é garantida! Prova disso é o café da manhã regional de Alagoas, uma delícia!

De norte a sul do estado, são tantas delícias que fica até difícil escolher qual é a melhor entre elas. Para te ajudar a se guiar neste caminho, neste post você irá conhecer 5 pratos do café da manhã regional de Alagoas que você precisa experimentar. Confira abaixo! 

Café da manhã regional de Alagoas

Foto: Porto Jatiúca/Maceió Alagoas – Reprodução

Tapioca

Por aqui, não existe hora para comer tapioca, ela vai bem em qualquer ocasião. No entanto, no café da manhã, acompanhada de um cafezinho e suco, a refeição se torna ainda melhor. 

Seja ela recheada com queijo, carne, doces ou até mesmo frutas, a receita que tem a goma de mandioca como ingrediente principal agrada a todos os gostos.

Cuscuz recheado 

O cuscuz é definitivamente o prato oficial do nordestino. E no café da manhã regional de Alagoas não poderia ser diferente! Por aqui o cuscuz já reina nas mesas das famílias há muito tempo, só que fica ainda melhor se estiver recheado. 

Assim como a tapioca, para o cuscuz recheado existem diversas combinações que agradam a todos os gostos e públicos. Sardinha, ovo, verduras, calabresa, carne de sol… Fica bom com praticamente tudo! 

Para muitos o cuscuz por si só é tão bom que até dispensa os acompanhamentos, mas você precisa experimentar a versão mais incrementada dessa iguaria! 

Macaxeira com carne de sol 

Outra delícia do cardápio do café da manhã regional de Alagoas é a famosa macaxeira! Conhecida em outros estados como mandioca, ou aipim, por aqui, a combinação perfeita para o prato é a, também famosa, carne de sol. E ainda, o prato pode ser regado com manteiga de garrafa, o que só enaltece o sabor! 

O prato é a cara do nordeste, assim como o cuscuz e vai bem tanto no café da manhã quanto no jantar, acompanhado de um bom café fresquinho. 

Mungunzá

Leite de coco, milho branco ou amarelo e uma pitadinha de canela: esse é o munguzá de Alagoas! O doce é simples, no entanto, não fica para trás no sabor quando comparado às outras iguarias da região. Seja no copinho e no prato, o caldinho quente dá gosto a quem experimenta e pode ser encontrado até mesmo com ambulantes na areia da praia. 

Aqui, tudo que é bom tem que ser bem aproveitado. Exemplo disso é o caldeirão onde é feito o munguzá.  Não perca a oportunidade de degustar porque aqui ele não costuma passar muito tempo cheio esfriando o doce!  

Batata doce ou Inhame 

Como você já deve ter percebido, o costume do nordeste é um café da manhã mais reforçado, diferente da tradição de outras regiões. Assim como a macaxeira, raízes como o inhame e batata doce também são indispensáveis por aqui. 

Os acompanhamentos seguem basicamente a mesma linha, só que nesse caso a preferência é dos salgados. Carne de sol, galinha ou carne guisada, peixe, ovo, tudo se encaixa no prato do café da manhã regional de Alagoas!

Não fique só na vontade, programe agora mesmo a sua vinda para nosso estado e desfrute de todas essas delícias!


 

Além disso, não deixe de conferir outras dicas como essa em nosso blog de Porto da Praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *