Chiclete de camarão: conheça um dos pratos alagoanos mais famosos

A culinária alagoana como um todo é um espetáculo à parte. Dos petiscos aos renomados pratos, os ingredientes e temperos dão um toque peculiar e particular que retratam as características da região. Assim, entre as tantas receitas saborosíssimas, está o chiclete de camarão. Um prato que com certeza você não pode passar por aqui sem apreciar.

Chiclete de camarão

Foto: reprodução

Por isso, neste post você vai conhecer essa perfeita combinação entre queijos e camarão que tomou o gosto dos alagoanos e turistas que visitam a nossa terra. Confira! 

O camarão

O elemento principal do prato é o queridinho das mesas de bares e restaurantes em Alagoas. O fato do estado fazer parte da faixa litorânea do país dá aos chefes de cozinha o privilégio de abrilhantar seus pratos com uma diversidade de frutos do mar, e o camarão está entre os mais cobiçados. 

Por aqui ele está presente desde a entrada, com pasteizinhos ou bolinhos, até os pratos principais, como os famosos bobó de camarão e chiclete de camarão.

 

O chiclete de camarão

Criação do mineiro Wilso Caliari, o chiclete de camarão surgiu na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Wilso, que costumava passar tempo criando pratos de improviso, um dia resolveu reunir o camarão com molho de tomate e algumas fatias de queijo prato que tinha em casa. Pronto. Assim nasceu o chiclete de camarão!

A liga do queijo derretido deu o nome ao prato, justamente por sua semelhança com a flexibilidade do chiclete.

 

A “moda da casa”

Apesar da origem da receita, com o tempo ela passou a ser adaptada por outros chefes. A partir disso mais ingredientes começaram a fazer parte do prato. 

Como foi falado acima, no início bastava o camarão, o molho e o queijo. No entanto, hoje a receita já conta também com azeite de dendê, e os queijos foram multiplicados para cinco tipos.

Desse modo, o camarão deixou de assumir o posto principal do prato e passou a ser o elemento surpresa, já que a quantidade de queijo é tanta que acaba por escondê-lo.  

Além dos novos queijos, Gorgonzola, Parmesão e Provolone, o tempero forte também faz parte da “moda da casa”. 

Sendo assim, por aqui os pratos costumam ser acompanhados com ervas fortes como o coentro e o cominho. Por essa mesma razão, nem mesmo o dendê, que muitos consideram um ingrediente de sabor marcante, é economizado no chiclete de camarão. 

 

Onde encontrar

Para degustar a iguaria não precisa ir muito longe, em Maceió muitos restaurantes fizeram da receita o carro-chefe do cardápio. 

O restaurante Imperador dos Camarões foi um deles e ostenta a fama de ter o original chiclete de camarão da cidade. Foi lá inclusive que a receita original recebeu as adaptações com novos queijos e temperos.

Além dele, o Parmegianno Restaurante, um dos mais tradicionais de Maceió também oferece o prato entre os principais da casa.

Então, ficou com vontade de degustar o famoso chiclete de camarão de Alagoas? Não deixe de saborear essa delícia quando visitar o nosso estado. 


Ademais, confira outros posts como esse com histórias e dicas de nossa terra no blog de Porto da Praia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *