Caminhos do São Francisco: conheça os cânions mais lindos de Alagoas

Já inserido dentro dos destinos turísticos mais procurados do estado, os Caminhos do São Francisco são a alternativa ideal para quem veio atrás de uma Alagoas que vai além das praias. O passeio dura em média cinco horas, mas é preciso separar um dia específico para fazê-lo. Entretanto, ele te leva a uma verdadeira tour fluvial pelas águas do gigante Velho Chico. 

A passagem por um dos maiores e mais bonitos cânions do mundo e as descobertas das pequenas cidades que envolvem o querido Velho Chico enchem os olhos e a bagagem dos visitantes com uma experiência única e fascinante. Embarque conosco nessa aventura e conheça nesse post os Caminhos do São Francisco! 

Caminhos do São Francisco

Foto: Kaio Fragoso – Reprodução

Cenário de produções audiovisuais

É na paisagem rústica e deslumbrante do sertão de Alagoas que a foz do Rio São Francisco resolveu desaguar. Foi lá também que o gigante virou cenário e personagem de diversos filmes, séries e novelas. 

Em meio a rota que atravessa 12 cidades do interior do estado, está o histórico e belíssimo município de Piranhas, que também virou locação dessas produções. Piranhas é, inclusive,  uma das principais paradas do passeio pelos Caminhos do São Francisco.

Suas ruas em paralelepípedo com pequenas casas coloridas dão um charme especial à cidade, que também conta com imensas escadarias e mirantes com vistas de tirar o fôlego. 

Rota do Cangaço

Também em Piranhas e dentro dos Caminhos do São Francisco está a Rota do Cangaço. Conhecida por ter sido o local onde Lampião foi morto e teve sua cabeça exposta na escadaria da prefeitura pelos soldados da época, o local conta parte da história do país. 

Dentro do passeio é possível trilhar os caminhos que Lampião e seu bando passaram na Grota do Angico, onde os mesmos foram capturados.

Trajeto fluvial 

Agora sim, o pedaço mais representativo do passeio aos Caminhos do São Francisco. Afinal, é em meio às suas águas que se escondem os encantos do lugar. Um visual grandioso e fascinante em todos os ângulos, com paredões de arenito marcados com traços particulares dos nativos do local.

Em meio a eles, é possível também contemplar o caminho do rio que parece não ter fim entre os cânions. Inclusive, eles são considerados como os maiores navegáveis do mundo. Lá também é possível ver uma pequena gruta com a imagem de São Francisco.

Outros atrativos

Como em todo destino turístico, os atrativos dos Caminhos do São Francisco não se resumem em conhecer lugares históricos. Durante o passeio você pode se deliciar com o melhor da culinária do sertão, um cardápio que vai da tradicional carne de sol até carne de jacaré de cativeiro.

Ademais, também vale conhecer o artesanato local com técnicas de renda exclusivas e esculturas de madeira e quem sabe até terminar o dia dançando um forró típico nordestino.  

Deu vontade de conhecer? Não perca tempo e adicione o passeio hoje mesmo ao seu roteiro! O estado de Alagoas está repleto de histórias e destinos fascinantes que você não pode deixar passar batido. 

 

Confira alguns desses destinos, as histórias mais curiosas e até dicas de viagem no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *