Close

Gastronomia alagoana

5 doces alagoanos que você precisa experimentar

Quem visita Alagoas tem mil e uma razões para se apaixonar pela região. Além dos cenários de tirar o fôlego, essa terra é recheada de sabores. Eles encantam quem passa por aqui e deixam o famoso “gostinho de quero mais”. Por isso, provar os doces alagoanos é obrigatório para quem deseja ter uma experiência completa em nosso estado.

Neste post você vai conferir 5 doces alagoanos que precisam entrar na sua lista de experiências por aqui. Acompanhe abaixo! 

Doces Alagoanos

Foto: Wesley Menegari – Reprodução

Cocadas da Massagueira 

Um dos mais famosos e cobiçados doces alagoanos tem seu ponto fixo no Litoral Sul, em meio a um dos principais polos gastronômicos do estado. 

A Cocada da Massagueira ganhou o gosto de turistas e moradores locais graças a sua diversidade de sabores, sua principal característica. 

Tem cocada para todos os gostos: a tradicional, que leva apenas coco, mas também as de amendoim, maracujá, goiaba, banana e até mesmo cocada de jaca. Difícil é levar uma só! 

Bolinhos de goma de Maragogi

Outra sensação do litoral alagoano são os bolinhos de goma ou “broas” de Maragogi, que enchem os olhos e derretem na boca. Vendidos tradicionalmente em formato de conchinhas do mar, os bolinhos de goma são além de encantadores, deliciosos! 

Produzidos através da receita que une amido de milho, leite de coco, margarina, gema de ovo e açúcar, eles estão entre os principais quitutes entre os doces alagoanos.

Pudim de Tapioca

A tapioca já faz parte do cardápio regional há muito tempo não é novidade pra ninguém. No entanto, como por aqui tudo que é bom sempre pode melhorar, uma nova receita entrou para a lista dos doces alagoanos.

O Pudim de Tapioca é um daqueles pratos saborosíssimos que você precisa experimentar e depois de provar com certeza não vai querer parar!

Bolo de Massa Puba

Outro sabor famoso do Nordeste é a massa puba, farinha derivada da macaxeira. Por aqui é o bolo de massa puba que rouba a cena entre os doces alagoanos. Uma receita com o gostinho de casa de vó que você não pode deixar de degustar na terra do sol!

A massa pode parecer seca, mas o sabor é incomparável e cai muito bem no café da manhã Maceió. 

Umbuzada Sertaneja

Por fim, outra receita deliciosa para seu começo e final de dia no paraíso das águas é a famosa Umbuzada Sertaneja. Como o próprio nome já diz, a umbuzada tem sua origem no sertão de alagoas. Lugar onde o umbu pode ser facilmente cultivado e encontrado. 

A umbuzada é uma calda que pode ser acompanhada com bolachas e bolos, uma combinação deliciosa! 

Fica difícil resistir aos doces alagoanos dessa forma não é mesmo? Não deixe de experimentar quando visitar nosso estado! Depois deles, não vão faltar motivos para voltar a esse paraíso!

 

Para conferir outras sugestões, destinos e curiosidades dessa terra cheia de atrativos e encantos, acompanhe as novidades do nosso blog! E o melhor: assinando a newsletter você tem acesso a diversos conteúdos fascinantes em primeira mão, aproveite!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Localização

Nosso WhatsappNosso Whatsapp